IPVA E DPVAT 2019 – FIQUE ATENTO AO VENCIMENTO

O prazo para pagamento do IPVA e Seguro DPVAT 2019 dos veículos registrados no estado do Paraná começou no dia 24 de janeiro, dependendo do final da placa do veículo.

Neste ano, o valor do DPVAT varia de acordo com a tabela abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela de valores do Seguro DPVAT 2019, de acordo com a categoria do veículo. Fonte: Seguradora Líder.
Já o IPVA varia de acordo com o valor do veículo, sendo aplicada uma porcentagem de 3,5% para carros e de 1% para ônibus, veículos de carga, carros de aluguel e veículos que usam gás GNV. Estão isentos do pagamento, em geral, ônibus de transporte público, carros fabricados até 1999, carros de deficientes e transporte escolar.

Os proprietários que optaram por pagar o IPVA à vista em Janeiro tiveram um desconto de 3% no valor total do imposto. De acordo com a Agência Nacional de Notícias (AEN), cerca de 30% dos contribuintes fizeram o pagamento à vista com desconto neste ano. O governo estadual permite ainda fazer o pagamento em 3 cotas, com vencimento em janeiro, fevereiro e março respectivamente, de acordo com o final da placa. É necessário ficar atento ao vencimento das cotas, pois o atraso gera multa de até 10% e juros.

Quem não fez o pagamento de nenhuma das cotas, que começaram a vencer em janeiro, ainda pode economizar quitando a cota atrasada e realizando o pagamento das demais cotas em dia. A segunda cota começa a vencer hoje, dependendo do final da placa do carro. A última cota vence em março, de acordo com a tabela abaixo.

A pendência de débitos de IPVA e DPVAT torna o veículo impedido de transitar nas vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas pelas autoridades de trânsito. Além disso, impede a transferência de propriedade e torna o contribuinte devedor de tributos, restringindo a obtenção de Certidão Negativa de Débitos Tributários.

É possível parcelar os débitos do veículo em até 12 vezes no cartão de crédito*. Não deixe de regularizar seu veículo, consulte nosso escritório e faça uma simulação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 3 =